Falar com o público interno de sua empresa pode ser uma missão complicada, se essa tarefa for feita de forma não profissional.  Por isso, na hora de engajar esse público, além de ter um setor interno de Comunicação, muitas empresas decidem contratar uma agência.

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Essa parceria é capaz de gerar muitos benefícios para a instituição, como a melhoria do fluxo de informações, o maior comprometimento com as questões da empresa e o aumento da participação das pessoas nos temas do dia a dia, como campanhas internas. Por isso, confira dez coisas que você precisa saber antes de contratar uma agência:

 

10 Coisas que Você Precisa Saber antes de Contratar uma Agência

 

1) Conheça o portfólio

Conhecer o portfólio da agência permite que você tome contato com trabalhos já realizados por ela. Assim, você poderá garantir se estão de acordo com o que você espera do serviço.

 

2) Saiba seus objetivos

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Ter seus objetivos definidos é essencial para o bom resultado. Saber aonde você deseja chegar com a parceria facilita para que cliente e agência trilhem juntos o caminho e alinhem expectativas.

 

3) Conheça seu público

Conhecer bem seu público permite o planejamento estratégico das ações que serão desenvolvidas. Quem são seus funcionários e como eles se relacionam entre si e com a empresa? As pessoas, de forma geral, possuem hábitos variados, e a comunicação deve levar em conta essas particularidades.

 

 4) Busque experiências de outros clientes com a agência

Antes de contratar uma agência, procure conhecer outros clientes e entender como é a experiência que eles têm com a agência. O atendimento e o diálogo são aliados importantes para um projeto de sucesso.

 

5) Tenha um orçamento definido

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Você deve ter em mente que certos gastos terão impactos reais sobre bons resultados. Por isso, determine seu orçamento para as ações de comunicação e encare-o como um investimento.

 

6) Disponibilidade é fundamental

Por melhor que a agência seja, ninguém conhece tanto seus colaboradores e suas características quanto você mesmo. Sendo assim, o cliente deve ter disponibilidade para trocar ideias, fornecer informações e participar de reuniões.

 

7) Tenha a mente aberta para inovar

Uma frase atribuída a Albert Einstein diz que “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Não paute o trabalho em experiências anteriores que deram errado. Esteja aberto para ouvir e inovar.

 

8) Apoie-se em uma relação de consultoria

Ao iniciar sua relação com uma agência, lembre-se de que estará lidando com especialistas. Pense em cultivar uma relação de confiança. Tenha na agência um ponto de apoio.

 

9) Atente-se  à linha de sua empresa

As agências têm especialidades, pontos fortes e fracos. Uma pesquisa de mercado pode te mostrar qual delas casará melhor com sua linha de trabalho e seu perfil. Existem agências mais comerciais e ousadas, especializadas em vender para o público externo enquanto outras têm um caráter mais institucional, focadas no desenvolvimento de ações para o público interno.

 

10) É preciso se planejar

Assim como qualquer outra empresa, uma agência também tem seus processos e fluxos internos. Por isso, é importante que você também se planeje para que a relação seja a mais proveitosa possível. Precisa de uma ação com data marcada? Não deixe para a última hora. Isso dará mais tempo para a criação de uma campanha que realmente transportará sua ideia para a realidade.

Como se comunicar com o público interno de uma empresa