Blog

Cinco dicas para fazer um e-mail marketing perfeito


Chame atenção dos seus potenciais clientes com uma estratégia de e-mail marketing

Se a sua dúvida está em como fazer um e-mail marketing, gostaria de propor um teste logo de início. Abra a sua caixa de e-mails. Sem usar a barra de rolagens, quantos e-mails você tem na caixa de entrada? Provavelmente, de acordo com os layouts dos principais servidores, uns quinze ou talvez vinte. E tenho certeza de que boa parte deles é de uma empresa.

 

Agora, com essa imagem na cabeça, se você quer ter o seu e-mail aberto, qual seria o primeiro passo? A resposta a essa questão também é a primeira dica: o título.

 

Dica 1 – O título do e-mail marketing

 

O título de um e-mail marketing precisa ser relevante e chamativo. Deve dizer muito em pouco espaço. O ideal, para otimizar a leitura em smartphones, é que tenha no máximo 40 caracteres. O objetivo é captar a atenção, provocando a curiosidade do leitor em abri-lo.

 

Pegando carona na primeira dica, podemos falar sobre a segunda. O cuidado com a redação.

 

Dica 2 – Cuidado com a redação

 

A redação do seu e-mail é mais do que apenas um texto. Ela passa valores da empresa, como a própria qualidade do produto/serviço que está sendo mencionado. O raciocínio é simples: imagine um produto caro. O preço já é naturalmente um ponto que faz o cliente pensar duas vezes antes de adquiri-lo. Se ele é vendido através de um conteúdo com erros gramaticais, passa a noção de valor ou a imagem é prejudicada? Em resumo, uma redação bem-feita agrega valor ao seu material.

 

Dica 3 – Seja objetivo

 

O dinamismo do mundo atual tem reduzido o tempo e a atenção das pessoas em relação aos conteúdos que recebem. Por isso, seja objetivo no corpo do e-mail, indo direto ao assunto, sem rodeios.

 

Dica 4 – Impacto visual

 

Certifique-se de que seu e-mail marketing gera impacto visual. Ele não deve fugir à identidade da marca, ressaltando suas características principais. Dessa forma, facilita a assimilação por parte dos leitores. Ainda em relação ao visual, dê preferência a imagens que sejam leves. Isso evita a demora no carregamento das informações.

 

Sempre que possível, não inicie o e-mail marketing com uma imagem. Assim, qualquer erro proveniente do carregamento não afetará sua comunicação. Uma vez que a pessoa tenha lido a informação principal em primeiro plano – caso seja necessário – terá a opção de recarregar a imagem. Se já começar com a experiência negativa de um erro na imagem, não terá a paciência de usar a barra de rolagem para continuar.

 

Dica 5 – Chamada para a ação

 

Todo e-mail tem uma finalidade específica. E ela deve estar facilmente destacada para o leitor. Invista em uma chamada para ação (call to action) atrativa. Mostre que é aquele o objetivo e facilite a percepção de que é ali que o leitor deve clicar.

 

Ao término, lembre-se de incluir também links para as suas redes sociais, além dos endereços (físicos e virtuais) e demais formas de contato. Ofereça também opções de cancelamento da inscrição e saída de sua lista de e-mails. Embora pareça contraditório, essa ação reforça o relacionamento com o seu cliente, mostrando a ele como é fácil lidar com a sua empresa.

 

Essas são cinco dicas principais de como fazer um e-mail marketing perfeito. Mas existem algumas questões que vêm antes mesmo da criação propriamente dita do e-mail, as quais fazem diferença no sucesso de sua campanha. A principal delas é a permissão do contato.

 

Permissão para receber um e-mail marketing

 

Em hipótese alguma compre uma lista de e-mails. Receber um e-mail indesejado só afastará o potencial cliente de você. Antes de iniciar sua campanha de e-mail marketing, construa uma base sólida de contatos. Tenha a permissão das pessoas para incluir os contatos em sua lista.

 

Há muitas maneiras de você fazer isso. Ofereça benefícios e condições favoráveis para que as pessoas se cadastrem em sua lista. Forneça informações relevantes. Mostre ao potencial comprador o porquê de ele receber seus e-mails. Indique claramente a finalidade de estar pedindo o seu contato.

 

Os números do e-mail marketing

 

Através da pesquisa E-mail Marketing Trends, a Rock Content publicou as principais estatísticas e tendências dessa estratégia de comunicação. Separamos algumas delas para você:

 

  • No Brasil, 77,2% das empresas adotam estratégias de e-mail marketing. O principal motivo é o reforço do relacionamento com os seus clientes. Em segundo lugar está a possibilidade de vender produtos e serviços por meio do recurso;
  • Entre os 22,8% das empresas que não usam a estratégia, o principal motivo está na falta de uma equipe qualificada. Mesmo assim, cerca de 80% dessas empresas têm pretensão de começar a usar o e-mail marketing como forma de comunicação;
  • Dentre as empresas que usam o e-mail marketing, 96,7% dizem ser uma forma eficaz de se comunicar;
  • 61,2% cometem o erro de não mensurar o retorno sobre o investimento de suas campanhas;
  • 57% investem no e-mail pela possibilidade de desenvolverem e nutrirem o relacionamento com os clientes.

 

Analisando os dados gerais, notamos que, embora a maioria das empresas saiba o que é a ferramenta e entenda que ela é importante, não consegue usufruir todo o seu potencial por falta de conhecimento.

 

Assim, o acompanhamento de profissionais especializados pode ajudar as organizações de todos os setores a alcançarem o seu máximo potencial on-line. A resposta para “como fazer um e-mail marketing de sucesso” está além de explicações técnicas. É preciso muita estratégia! Continue acompanhando nosso blog para mais informações. Acesse também nossas redes sociais.