O Endomarketing consiste em trabalhar a parte interna da empresa, focando sempre os funcionários e a percepção destes a respeito do lugar em que atuam. A intenção da estratégia é contribuir para o envolvimento dos funcionários com a organização, fazendo com que eles “vistam a camisa”.

Segundo o pesquisador Wilson Cerqueira, o endomarketing “melhora a comunicação, o relacionamento e estabelece uma base motivacional para o comprometimento entre as pessoas e das pessoas com o sistema.” (CERQUEIRA, 1994, p.52).

Porém, o conceito de endomarketing pode gerar dúvidas nos gestores, e algumas interpretações errôneas podem ocorrer. Por isso, reunimos nesse artigo os mitos e verdades que costumam gerar dúvidas sobre a estratégia.

 

“Os resultados do endomarketing aparecem rápido”, MITO

Trabalhar com pessoas de pensamentos distintos e tornar o ambiente de trabalho um lugar agradável para todos não é uma tarefa fácil. Por isso, os resultados do endomarketing aparecem de médio a longo prazo.

 

“Endomarketing é a mesma coisa que Comunicação Interna”, MITO

Comunicação Interna é quando a empresa tem uma forma própria de informar aos seus funcionários os acontecimentos internos por meio de canais de comunicação formais. Os jornais internos, e-mails corporativos, murais de informação e banners são exemplos disso.

Endomarketing é a utilização da informação de maneira estratégica, gerando engajamento através da mensagem. O endomarketing age através de peças informativas, interativas e que tenham o poder de atrair interesse espontâneo. Por exemplo, a criação de uma ação que utilize os próprios funcionários como divulgadores de uma nova estratégia ou um novo produto.

“Para trabalhar com endomarketing é preciso ter conhecimento aprofundado sobre os perfis comunicacionais da empresa”, VERDADE

Uma mensagem pode gerar múltiplas interpretações. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso pensar em todas as significações possíveis e cuidar para que elas não sejam negativas. Para alcançar o sucesso, existem estratégias efetivas, como grupos focais, ferramentas de feedback e estudos de receptividade.

 

 “A verdade deve ser sempre dita, seja boa ou ruim”, VERDADE

Independentemente da intenção da mensagem a ser passada, é fundamental que a confiança entre o leitor e o emissor da mensagem seja mantida. Transmitir uma informação incorreta como forma de manter a fidelidade do público pode ser um erro grave e acarretar na perda da boa relação com os funcionários. O grande segredo do endomarketing e da Comunicação Interna é anunciar de maneira correta, evitando uma reação negativa ao fato. Ao contrário disso, a verdade pode servir como uma forma de buscar melhoria e motivar os funcionários a trabalharem melhor naquele ponto.

 

 “O endomarketing só atinge o chão de fábrica”, MITO

Todos os níveis da empresa podem e devem ser impactados pelo endomarketing. Mesmo nos setores de direção e gerência, é importante trabalhar a informação e a motivação da equipe, fazendo com que todos recebam os mesmos incentivos e atuem em conformidade com os conceitos da empresa, focados nos mesmos objetivos. Os profissionais da comunicação devem manter o foco na linguagem correta a ser utilizada para os públicos específicos, facilitando o entendimento e aumentando o interesse na informação. Para que isso ocorra, é fundamental conhecer a fundo o público, suas expectativas e as formas corretas de atingi-lo.

 

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