Neste post, vamos falar de Publicidade e Cinema. Selecionamos 12 filmes e duas séries que todo publicitário precisa ver. As histórias conversam com o universo do marketing/publicidade e despertam alguns questionamentos sobre a área.
A lista abaixo serve como sugestão de títulos que retratam atividades dos profissionais da área. Confira:
1) Muito Loucos (Crazy People)

Nesta sátira à publicidade, um publicitário é abandonado pela esposa e surta. Durante a crise pessoal, ele tem um surto de honestidade e cria uma campanha em que só se diz a verdade sobre os produtos.
Seu chefe acha a ideia absurda e o obriga a se internar em um hospital psiquiátrico. Só que o material da campanha é impresso por engano e torna-se um enorme sucesso.

2) No

Esta obra mostra o papel do publicitário na formação da opinião pública em relação à história da campanha criada para o plebiscito que tinha o intuito de renovar por mais oito anos o mandato do
ditador chileno Augusto Pinochet, mas acabou vencida pelo “Não”, que o tirou do poder. Um publicitário, filho de um perseguido político, inova na criação da campanha e acaba engajando a população.

3) Obrigado por Fumar

O filme é um bom exemplo sobre Relações Públicas, pois conta a história de um lobista americano que responde pela indústria do cigarro nos EUA em um período de crise. O protagonista tem uma enorme
habilidade para contornar os problemas, mascarar a verdade e tem um grande poder de persuasão. O filme mostra que um bom publicitário precisa também conhecer as outras ferramentas disponíveis de marketing.

4) Como fazer carreira em publicidade

Esta comédia fala sobre a vida de um publicitário de sucesso, que vive uma vida luxuosa e está tentando desenvolver uma campanha para um creme contra espinhas. Durante o processo, ele enfrenta problemas pessoais, questiona a ética da profissão e entra em uma das piores crises criativas e pessoais de sua carreira.

5) Volta Meu Amor

Um executivo de contas usa métodos heterodoxos para conseguir novos clientes para a agência, enquanto a outra, Carol Templeton, os conquista pelo método saudável. Os dois vivem um clima de competição. Quando
Carol fica cansada de perder clientes para o concorrente, se vinga recorrendo a um enigmático cientista, que é, na verdade, o próprio concorrente disfarçado.

6) O Grande Sucesso de Rock Hunter

Para salvar sua carreira e não perder o emprego, um publicitário tem que convencer uma famosa a estrelar um comercial para uma marca de batom. Mas, em troca, ela quer que ele se passe por seu amante e isso
não agrada a noiva do publicitário. O filme traz algumas sutilezas sobre o mundo publicitário.

7) Branded

Mischa é muito talentoso para o marketing em um mundo dominado pela TV e os anúncios publicitários. Numa distopia futura, onde empresas e corporações controlam a população consumidora, um homem se esforça
para desvendar o mistério por trás de uma conspiração. Sua busca desencadeia uma batalha épica contra forças ocultas que tentam controlar o mundo. O filme dá um choque nos profissionais da área de marketing e publicidade, pois ilustram a luta pelo “Top of Mind” que as empresas têm.

8) 99 Francos

Baseado na autobiografia do ex-publicitário Frédéric Beigbeder, o filme fala sobre o abuso da propaganda e a sociedade do consumo. O publicitário entra em uma crise depressiva e começa a usar drogas quando vê uma de suas ideias ser totalmente distorcida pelo presidente de uma grande firma de iogurtes atendida pela
agência.

9) Do que as mulheres gostam 

Esta comédia romântica fala sobre a vida de um publicitário machista que começa a ouvir o pensamento das mulheres após um acidente doméstico. Ele usa o poder ao seu favor e passa a compreender melhor as mulheres e apaixona-se por uma. O filme mostra uma questão importante na publicidade: compreender o ponto de vista do outro.

10) Agência de Assassinos – Agency

Um milionário compra uma agência de propaganda e começa a substituir os funcionários por outros que nada parecem ter a ver com publicidade. Outro personagem descobre que sua intenção é inserir propagandas
subliminares para influenciar votos em políticos a ele ligados.

11) O Comerciante

Nesta comédia alemã, um garoto, à procura de emprego em uma agência de publicidade, é ajudado pela namorada e tem a oportunidade de criar uma grande campanha publicitária. A ideia é aceita, mas isso coloca o namoro em risco por causa das mentiras contadas por ele.

12) Se Eu Fosse Você

A comédia brasileira tem um publicitário como foco da trama e mostra como mudar o olhar para ter êxito na profissão. A apresentação de uma campanha para um produto feminino faz uma discussão sobre o
olhar masculino em relação ao gosto feminino.

SÉRIES

Mad Men

Esta série é muito indicada para os profissionais de propaganda. A história se passa em uma agência de Nova York, nos anos 1960 e tem foco na vida de um publicitário da área de criação que trabalha na
Madison Square. A premiada série mostra a ascenção dos executivos dentro do panorama social da época, onde sexismo, preconceito racial, cigarros e bebidas alcóolicas eram parte do dia a dia.

Trust Me

A série norte-americana descreve o universo da agência de publicidade de Chicago, em que inseparáveis amigos formam também uma famosa dupla no meio profissional. A história muda quando um é promovido e o outro não. É quando a amizade deles é colocada em prova.

Depois desta lista, vimos que o mundo da publicidade é muito amplo, e são tantas situações na área, que são
necessários  vários filmes e séries para exemplificar cada uma. Agora, prepare a pipoca para a maratona que você precisa assistir.

Por: Natália Arruda