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Inbound Recruiting: atraia talentos com as competências perfeitas para as vagas da sua empresa

Por Leony de Paula l Redator e Social Media na Go! Mídia

 

E se fosse possível utilizar técnicas de marketing para ser ainda mais assertivo no momento de selecionar pessoas com a qualificação e competências perfeitas para a sua empresa? Esqueça o “e se”. Essa técnica já existe e tem nome: Inbound Recruiting.

 

Neste post, explicamos o que é e como melhorar ainda mais os resultados da seleção de talentos para sua empresa.

 

Mas, afinal, o que é Inbound Recruiting?

Em muitos casos, a formação de profissionais com a qualificação ideal para atender às necessidades das empresas não acompanha a demanda que o mercado exige. Esse cenário faz com que a busca pelo profissional se torne um desafio cada mais vez mais difícil de ser alcançado pela equipe de recrutamento e seleção.

 

Foi pensando nessa necessidade de mercado que surgiu Inbound Recruiting, técnica que cria um relacionamento com profissionais a partir de artifícios que já fazem sucesso no marketing e agora são aplicados a outra realidade: a captação de talentos realmente engajados, com qualificação e interessados em trabalhar na empresa.

 

Como funciona o Inbound Recruiting?

Para entender melhor o Inbound Recruting, precisamos levar em consideração outra técnica de marketing bastante conhecida, o Inbound Marketing. De modo bem resumido, no Inbound Marketing, as empresas captam leads – informações de pessoas  que futuramente podem se tornar clientes – e começam a trabalhar um relacionamento com esses contatos, enviando conteúdos que sejam de interesse deles.

 

Em outras palavras, o Inbound muda a lógica existente da propaganda tradicional. Em vez de ir até os clientes, interrompendo sua rotina com propagandas, ele visa ao relacionamento como forma de ganhar a atenção do cliente, fazendo com que ele venha até a empresa. Essa relação permite que as empresas adquiram informações cada vez mais precisas e possam nutrir seus clientes potenciais a fim de prepará-los para o momento da compra.

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É dessa maneira que o Inbound Recruiting funciona: através da captação de leads em várias plataformas como Facebook, LinkedIn, faculdades, sites de seleção de talentos e diversos outros meios, é possível iniciar um relacionamento com centenas de candidatos ao mesmo tempo para gerar uma relação de confiança e preparar os candidatos para as vagas, aumentando a conversão e a assertividade na contratação do profissional.

 

Conheça as vantagens do Inbound Recruiting

Contar com uma seleção de talentos assertiva e com excelente conversão, por si só, já é uma das grandes vantagens do Inbound Recruiting, mas os benefícios dessa técnica não param por aí. Separamos algumas das principais vantagens que podem mudar a lógica da seleção de talentos da sua empresa.

 

  • Garantia de seleção: em muitos casos, vagas abertas não são preenchidas porque as empresas não conseguem encontrar profissionais qualificados para a vaga, mas uma das grandes vantagens do Inbound Recruiting é poder se relacionar com centenas de candidatos ao mesmo tempo, entregar conteúdos personalizados e engajar com cada um deles para preparar e encontrar o perfil certeiro para a vaga.

 

  • Economia: você já fez os cálculos de uma contratação equivocada? Pois é, a contratação de um profissional que ainda não está preparado para a vaga pode custar caro para a empresa, que terá que realizar um novo processo seletivo e perderá, além de tudo, tempo de produtividade.

 

  • Sincronia entre mercado e empresa: por outro lado, entender o mercado é fundamental para criar um processo seletivo mais acertado, e é aí que o Inbound Recruiting pode ajudar o seu negócio. Alinhando as necessidades de mercado com os benefícios oferecidos pela sua empresa, fica muito mais fácil atrair e converter candidatos qualificados para a vaga.

 

  • Resultado e assertividade: assim como no Inbound Marketing, o Inbound Recruting utiliza um funil de contração responsável por atrair, converter, contratar e engajar os leads. Desse modo, os profissionais que chegam ao final do funil são aqueles que possuem melhor qualificação, competências e o mais importante: interesse em trabalhar na empresa. Assim, a seleção de talentos se torna um processo mais assertivo e com maiores chances de sucesso na contratação.

 

  • Imagem de marca: é muito comum que os profissionais saiam do processo seletivo com uma impressão ruim da empresa, o que impacta diretamente na imagem de marca do negócio. Contudo o Inbound Recruting trabalha na contramão desse cenário ao engajar os profissionais a partir dos conceitos de employer branding tornando o processo seletivo uma experiência mais satisfatória por parte dos candidatos.

 

Revolucione a seleção de talentos da sua empresa

Viu só como essa técnica pode transformar o processo de seleção de talentos da sua empresa? Na hora de abrir um novo processo seletivo, conte com quem mais entende do assunto e aumente os resultados do seu negócio.

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