Duas das principais redes sociais do mundo, Facebook e YouTube, e o principal site de pesquisas, o Google, mudaram recentemente suas interfaces, com o objetivo de focar a atenção do usuário no conteúdo. Interfaces “limpas”, com poucos itens para distração do usuário, e foco no conteúdo principal se tornaram tendência da internet. E os gigantes do ambiente on-line a estão acompanhando. Confira as mudanças no Google, Facebook e Youtube:

Mudanças no Google, Facebook e Youtube

 

Mudanças no Facebook

Como citado anteriormente, a reformulação da interface do Facebook segue a tendência minimalista, com foco no conteúdo.

Agora, ao abrir uma fanpage no Facebook, a imagem de capa continua centralizada na parte superior, porém o avatar, que antes era inserido entre a coluna lateral esquerda “Sobre” e sob a arte da capa, situa-se na lateral esquerda da página. Isso significa que as “brincadeiras” de layout que eram feitas com continuidade entre arte do avatar e capa da fanpage serão impossibilitadas. No entanto, com o avatar e a capa da fanpage em um ambiente limpo e sobreposto à cor branca, o usuário não fica perdido para qual conteúdo doa a atenção.

Outra mudança interessante foi no Call to Action da fanpage. Assim como na nova interface do Youtube, que será comentada no próximo tópico, as Call to Actions são atrativas, de cores fortes, quadradas e sempre estão em um ambiente branco, limpo e sem competir pela atenção do usuário com outros conteúdos. Observe:

 

Call to Action do Facebook

call to action - facebook
Call to Action do Youtube

call to action - youtube

Além da Call to Action, na nova interface o “menu” da página – que inclui informações como fotos, quantidade de curtidas e amigos dos usuários que curtem a página – se localiza abaixo da foto de perfil.

Lateral da nova fanpage

lateral - facebook

Fanpage Antiga

Nossa fanpage

Fanpage Nova

Fanpage nova

Perceba que conteúdos secundários se aplicam a fundos cinzas, enquanto os principais, a fundos brancos, formando caixas de conteúdo. Isso acontece para destacar as principais informações, direcionar a atenção do usuário àquilo que realmente é relevante e para propor uma arquitetura de informação organizada. O mesmo vai se aplicar à nova interface do Google, que comentaremos mais à frente.

 

Mudanças no YouTube

Interface Youtube

Na nova interface do Youtube é mais fácil visualizar as características dessa nova tendência. Isso porque o clean da plataforma chega a ser chocante, de tão branco, de tão limpo. Veja:

A identidade visual se resume, praticamente, ao logo e a um bom conteúdo. Perceba na imagem acima que não há vetores, imagens, background ou qualquer item que caracterize que você está no Youtube. Além, é claro, do melhor e mais abundante conteúdo em vídeo da internet sendo mostrado em um fundo branco. Ou seja, a identidade visual do Youtube é um rico conteúdo. E não seu layout.

Além disso, como citado anteriormente, a Call to Action “Inscrever-se” é tomada como destaque na nova interface. Compare:

Call to Action da nova interface

Call to action Youtube

Call to Action da antiga interface

Call to action Youtube Antiga

A interface anterior do maior e mais popular site de vídeos da internet não era muito diferente. Isso porque o grupo Google já vinha caminhando para esse resultado. No entanto, ainda assim, alguns usuários assustaram-se com a mudança. Veja como estava a plataforma há um mês e como está hoje:

Nova Interface do Youtube

Interface Youtube

Antiga Interface do Youtube

Interface Youtube - Completa

 

Mudanças no Google

Similar à nova interface das fanpages, a nova estrutura do Google trabalha com fundos brancos e cinzas. Na antiga plataforma, o fundo era completamente branco. A organização dos links e da arquitetura da informação se dava através das cores de cada texto. Sendo azul, os links principal e para páginas internas; verde, o domínio para o qual você será redirecionado; e cinza, para textos como a metadescription.

Antiga Interface do Google

Interface do Google

Na nova interface, a arquitetura das cores não é alterada. Porém, ela é incluída em boxes. Além disso, a partir de agora, os resultados de outros serviços do grupo Google, como o Google Places, ganham destaque. Veja:

Nova Interface do Google:

Nova Interface do Google

 

Mas, por que tudo isso?

De forma geral, todas essas mudanças no Google, Facebook e Youtube objetivam uma única coisa: focar o usuário no conteúdo, e não dispersar sua atenção para outros elementos de sua tela. Os gigantes do grupo Google e Facebook entenderam o quanto é valioso cada pixel da tela e o quanto este prende a atenção do usuário. E a lição que aprendemos depois dessas mudanças é que cada pixel bem trabalhado na tela, cada informaçãozinha bem elaborada significam mais um segundo de atenção ganho do usuário disperso neste mar de informação que é a internet hoje.