Também chamada de Endocomunicação, a comunicação interna é responsável pela circulação das informações da empresa para seus empregados, criando uma estrutura e um caminho a serem seguidos por todos que ali trabalham, como uma pequena comunidade com objetivos comuns, onde todos compartilham valores, padrões, objetivos e missão da empresa.

Funciona da seguinte forma: a instituição, tendo em vista seus objetivos estratégicos, passa notícias e informações pertinentes aos seus colaboradores por meio de jornais, murais, e-mails, e diversos outros canais de comunicação, abrindo espaço para que o membro da empresa participe e saiba de tudo o que acontece em seu ambiente de trabalho, tornando este lugar mais satisfatório e propício ao alinhamento de todos aos objetivos empresariais.

Por que a comunicação interna é importante?

  1. A informação oficial e bem-estruturada deve ser pioneira, repassada antes  da “conversa de corredor”. Assim, ela faz com que o funcionário ganhe confiança na direção da empresa, retendo boatos, insatisfação, desinformação e confusão entre os clientes internos.
  2. Segundo o Caderno de Comunicação Organizacional, divulgado pela Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), esse tipo de comunicação diminui o índice de boatos e rumores, que prejudicam tanto a imagem da empresa quanto a produtividade dos funcionários. Notícias publicadas oficialmente aumentam o engajamento, a motivação e geram a visão sistêmica do negócio.
  3. Outra razão relevante é o fato de que a comunicação interna gera o sentimento de defesa da empresa nos colaboradores. Os funcionários, entendendo os processos realizados e os métodos envolvidos, são impactados positivamente, confiam nos resultados esperados e vestem a camisa do projeto.
  4. Bons profissionais irão querer ficar na empresa, uma vez que a corporação que estrutura bem a sua comunicação tem uma tendência maior a demonstrar organização e valorização de pessoal. Isso faz com que o ambiente de trabalho seja mais aprazível, trazendo o senso de pertencimento e contribuindo para um menor índice de evasão.
  5. A comunicação interna é responsável pela transdisciplinaridade, pois ela permeia todos os sistemas de gestão de modo a transmitir as informações entre eles, contribuindo decisivamente para o sentimento de unidade dentro de todos os processos da empresa.

A comunicação interna apresenta-se como ferramenta estratégica muito importante pelo seu efeito sobre os funcionários de todos os níveis hierárquicos da empresa, fazendo com que a corporação tenha uma relação de confiança e transparência e os bons resultados sejam mais facilmente alcançados.

É válido ressaltar que, para que a estratégia funcione de maneira adequada, a área de comunicação deve possuir informações consistentes e pleno entendimento das necessidades do setor demandante e do público a ser atingido e, a partir disso, desenvolver as ações que sejam mais efetivas. Não existe um processo de comunicação bem feito sem essa integração.

Saiba mais sobre Comunicação Interna

Para ajudar você a entender melhor sobre comunicação interna, reunimos as principais dicas para se comunicar com seu cliente interno em um único e-book. Faça o download gratuitamente:

Como se comunicar com o público interno de uma empresa