Para atingir resultados expressivos é preciso motivar pessoas e ter um bom posicionamento interno. Por isso, os funcionários de uma empresa são um público essencial a ser alcançado. Novos negócios, prospecções bem-sucedidas e o atingimento de metas em todos os níveis e setores estão diretamente relacionados à motivação dos colaboradores que, quando entendem o espírito e compreendem a filosofia de trabalho da empresa, atuam em sinergia com esses conceitos.

Para tanto, posicionar-se internamente é de suma importância. Ações de endomarketing informam e motivam os empregados, ajudando a alinhar a identidade da empresa à sua imagem (forma como seus stakeholders – incluindo os funcionários – a enxergam).

Posicionamento Interno Institucional

Público e Posicionamento Interno

O público interno deve ser visto como seu primeiro cliente. Um exemplo prático: como vender um produto ou serviço que os próprios vendedores não o conhecem bem? Como existir qualidade nos processos se os recursos não forem fornecidos? Cativar internamente favorece a propagação externa da marca e o sucesso de qualquer ação pretendida, seja administrativa, gerencial ou de comunicação.

Para otimizar os resultados, esse processo de posicionamento interno deve ser bem planejado: pense em seu conceito, tenha uma identidade forte e agregue significado aos elementos. Não deixe de unir esforços entre áreas complementares, como o setor de Marketing, RH e o de Comunicação, quando existir.

Posicionamento Interno

Formar a imagem da empresa internamente passa, então, por informar bem os colaboradores. Isso permite que eles tenham clara a noção de onde estão situados no mercado e o que se espera deles, gerando vantagens competitivas para o negócio final da empresa.

Assim, imagem e identidade devem ser congruentes. A construção de um posicionamento interno sólido só será realmente possível quando a empresa em questão fundamentar seu discurso sobre aspectos que realmente entrega aos colaboradores.

 

E-book GRATUITO “10 Mídias Alternativas Incríveis para Endomarketing”

Faça o download gratuitamente do nosso e-book clicando aqui.