Os veículos de comunicação interna de uma empresa devem falar ao seu público de forma clara, objetiva e eficiente. Para isso, é importante escolher os que melhor se adequam às características das pessoas que trabalham em sua organização.

Veículos de Comunicação

Veículos de Comunicação Interna

Quais os meios de informações que elas costumam procurar em seu dia a dia? Jornais impressos, TV, rádio ou internet? Cada um tem sua particularidade, e a produção de conteúdo deve ser adequada para surtir o efeito esperado. Conheça alguns dos principais veículos de comunicação interna utilizados no mercado:

 

  1. Boletins informativos: eletrônicos ou impressos, de acordo com o público para o qual são destinados. Possuem informações rápidas e imediatas.
  2. Comunicador interno: utilizados para mensagens instantâneas, devem ser usados evitando a informalidade, para que não se tornem bate-papos durante o expediente.  O uso correto dá o tom de importância à mensagem.
  3. E-mail: O excesso pode levar à banalização e, como consequência, ao desinteresse em acessar as mensagens. Por isso, ter uma estratégia definida de envios de e-mails é importante.
  4. Indoor: funciona como um outdoor para o público interno. Posicionado em áreas de grande fluxo de pessoas, é um grande aliado das campanhas de comunicação.
  5. Intranet: deve ser clean e de fácil navegabilidade. Se for possível a separação dos conteúdos em espaços determinados, o seu potencial é valorizado. A empresa deve incentivar os funcionários que compartilhem conhecimentos nesse meio.
  6. Jornal mural: a diagramação tem que ser chamativa e cativar o leitor. A utilização de tópicos e boxes, por exemplo, permite que o empregado possa “zapear” entre unidades informativas e reter as mensagens que a empresa deseja passar.
  7. Rádio interna: para aumentar seu potencial, deve mesclar conteúdo informativo com o musical. Lembre-se que, se estiver no ar no horário de trabalho, sugere-se usar notícias curtas para não concorrer com a atenção no serviço que está sendo executado.
  8. TV interna: deve dar voz aos empregados e valorizar o aspecto humano. O profissionalismo em sua implantação, produção e veiculação são as chaves para o sucesso do projeto.

 

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